Oligossacarídeos no leite materno, em fórmulas infantis e estudos in vitro associando os prebióticos scGOS/IcFOS (9:1) e o HMO 2´FL
Os oligossacarídeos (HMOs) são o terceiro componente mais presente no leite materno. Suas funções estão relacionadas ao desenvolvimento da microbiota intestinal:
- Função prebiótico;
- Reforço de barreira intestinal;
- Efeito antiadesivo de patógeno;
- Modulação e maturação imune
Eles podem ser classificados em oligossacarídeos de cadeia longa e cadeira curta. Comercialmente, nas fórmulas infantis, só é possível adicionar os HMOs de cadeia curta, como o 2´FL. Desta forma, adicionar prebióticos como o scGOS/lcFOS (9:1) possibilita mimetizar as cadeias longas e curtas e, assim, a associação de 2´FL com scGOS/lcFOS (9:1) representa a diversidade, funcionalidade e quantidade dos oligossacarídeos do leite materno nas fórmulas infantis.
A seguir, disponibilizamos 2 estudos mostrando a relevância dessa associação na saúde imune de lactentes:
O rotavírus (RV) é considerado a causa mais comum de gastroenterite em crianças com menos de 5 anos de idade. Este estudo avaliou o potencial papel protetor do oligossacarídeo 2'-FL, a mistura scGOS/lcFOS (9:1) e sua combinação 2'-FL+scGOS/lcFOS (9:1) na diarreia induzida por RV em ratos lactentes.
A intervenção nutricional foi realizada do 2º ao 16º dia de vida e, no 5º dia administrada uma cepa de RV por via oral para induzir a infecção. Amostras fecais foram pontuadas diariamente para avaliar o padrão clínico de gravidade, incidência e duração da diarreia e os efeitos sobre a barreira epitelial e as respostas imunes mucosa e sistêmica.
Na avaliação da gravidade, incidência e duração da diarreia, tanto o 2'-FL como o scGOS/lcFOS (9:1) apresentaram um efeito benéfico em termos de melhoria. No entanto, os mecanismos envolvidos parecem diferir: o 2'-FL apresentou uma capacidade direta de promover a maturação intestinal e aumentar as respostas imunes neonatais, enquanto o scGOS/lcFOS (9:1) induziu um efeito trófico intestinal e uma ação de bloqueio do RV.
A combinação de 2'-FL e scGOS/lcFOS (9:1) pode ser uma boa estratégia para proteger contra a diarreia induzida por RV.
The Combination of 2'-Fucosyllactose with Short-Chain Galacto-Oligosaccharides and Long-Chain Fructo-Oligosaccharides that Enhance Influenza Vaccine Responses Is Associated with Mucosal Immune Regulation in Mice - Xiao L et al. J Nutr. 2019
Supplementation With 2'-FL and scGOS/lcFOS Ameliorates Rotavirus-Induced Diarrhea in Suckling Rats - Azagra-Boronat I et al. Front Cell Infect Microbiol. 2018
07/02/2024