Uma fórmula nutricional enriquecida com arginina, zinco e antioxidantes para a cicatrização de lesões por pressão
ANÁLISE RACIONAL: Nos últimos anos, as evidências têm atestado que o cuidado nutricional adequado é benéfico para a cicatrização de feridas, particularmente em conjunto com o efeito positivo do suporte hiperproteico, estudos recentes têm demonstrado que a suplementação por uma fórmula enriquecida com arginina, zinco e antioxidantes resulta em melhor cicatrização. Ainda são necessários estudos mais robustos de alta qualidade. Investigou-se se um suporte nutricional oral específico para a doença é mais benéfico para a CICATRIZAÇÃO da Lesão Por Pressão (LPP).
MÉTODO: Um estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado, (NCT01107197) em pacientes adultos (≥18 anos) desnutridos com LPP em estágio 2, 3 e 4. Duzentos residentes de casas de repouso e pacientes em serviços de cuidados em domicílio (home care) foram randomizados para receberem durante 8 semanas uma fórmula oral hiperproteica e hipercalórica (400 mL por dia) enriquecida com arginina, zinco e oligoelementos antioxidantes (Cubitan®, Danone Nutricia) ou um volume igual de uma fórmula hiperproteica e hipercalórica somente (fórmula controle).
RESULTADOS: A suplementação com a fórmula enriquecida (N=101) resultou em uma maior diminuição na área da lesão de pressão (LPP) (média [IC 95%] redução de 60,9% [54,3, 67,5]) do que o uso da fórmula controle (N=99; 45% [38,4, 52,0]); diferença média ajustada, 18,7% [IC 95%, 5,7, 31.8]; P=0,017. A intervenção com a fórmula enriquecida resultou também em uma redução mais frequente na área, 40% na oitava semana (odds ratio – razão de probabilidade) [IC de 95%, 1,12, 3,48] 1,98; P=0,018). Não foi encontrada nenhuma diferença entre as intervenções em termos dos outros pontos de extremidades secundários.
CONCLUSÃO: Entre os pacientes desnutridos com LPP, oito semanas de suplementação com fórmula oral hiperproteica e hipercalórica enriquecida com arginina, zinco e antioxidantes melhora a cicatrização das lesões por pressão.
The Oligoelement Sore Trial (OEST). Annals of Internal Medicine, 2015
06/02/2024