Material Científico
Material Científico
As principais diretrizes do manejo da regurgitação e refluxo, na impossibilidade do aleitamento materno, consideram o uso de fórmula infantil espessada como adaptação da alimentação.
Este material aborda na íntegra o fluxograma de decisão para esses casos!
30/08/2024
Material Científico
Beta-palmitate - a natural component of human milk in supplemental milk formulas
Nutr J. 2016; 17(15):28
A composição e a função do leite humano são únicas e fornecem embasamento para o desenvolvimento de fórmulas infantis para bebês não amamentados. Embora o leite humano não seja totalmente substituível, as fórmulas infantis tentam imitar o leite humano e substituir parcialmente seus complexos efeitos biológicos positivos sobre os bebês. Além dos fatores imunomoduladores do leite humano, as pesquisas têm se concentrado na composição e estrutura da gordura do leite humano com alto teor de ácido β-palmítico (sn-2 ácido palmítico, β-palmitato). De acordo com os estudos disponíveis, o aumento do teor de β-palmitato adicionado às fórmulas lácteas promove várias funções fisiológicas benéficas. O β-palmitato influencia positivamente o metabolismo dos ácidos graxos, aumenta a absorção de cálcio, melhora a qualidade da matriz óssea e a consistência das fezes e tem um efeito positivo no desenvolvimento do microbioma intestinal.
Leia na íntegra: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26987690/
Stool fatty acid soaps, stool consistency and gastrointestinal tolerance in term infants fed infant formulas containing high sn-2 palmitate with or without oligofructose: a double-blind, randomized clinical trial
Nutr J. 2014; 13:105
Bebês alimentados com fórmula infantis costumam apresentar fezes mais endurecidas e concentrações maiores de sabões de ácido graxo em comparação com bebês amamentados. O uso de palmitato com alto teor de sn-2 ou oligofrutose prebiótica (GOS/FOS) na alimentação pode amolecer as fezes, reduzir os sabões fecais e diminuir a perda de cálcio fecal. Nós investigamos o efeito do palmitato sn-2 alto sozinho e em combinação com GOS/FOS em sabão de palmitato nas fezes, sabão total e concentrações de cálcio, consistência das fezes, tolerância gastrointestinal (GI), antropometria e hidratação em bebês . O aumento de sn-2 palmitato na fórmula infantil reduz os sabões de palmitato de fezes. Uma combinação de palmitato de alto sn-2 e OF reduz os sabões de palmitato nas fezes, sabonetes totais e cálcio, enquanto promove fezes mais macias.
Leia na íntegra: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25373935/
08/02/2024
Material Científico
Material Científico
Esta série é concebida como um guia prático para profissionais de saúde que trabalham com pediatria. Enquanto o primeiro Resumo Informativo de Conhecimentos Essenciais foi voltado para a microbiota intestinal e sua influência na saúde intestinal, este livro foca a prevalência, causas, diagnóstico e tratamento de distúrbios gastrointestinais funcionais (FGIDs) frequentes em mulheres grávidas e, em especial, em lactentes.
19/01/2024
Material Científico
Se todas as fórmulas infantis do mercado brasileiro têm completa oferta de macronutrientes para bebês no primeiro ano de vida, como saber qual fórmula é a mais adequada?
Hot topics in gut microbiota
United European Gastroenterol J. 2013;1(5):311-8
O estudo da microbiota intestinal é um campo de pesquisa em rápida evolução e o impacto das comunidades microbianas intestinais na saúde humana é amplamente percebido como um dos avanços mais interessantes na biomedicina nos últimos anos. A microbiota intestinal desempenha um papel fundamental na digestão, metabolismo e função imunológica e tem amplo impacto além do trato gastrointestinal. Mudanças na biodiversidade da microbiota intestinal estão associadas a consequências de longo alcance na saúde e no desenvolvimento do hospedeiro. Uma maior compreensão da importância de desenvolver e manter a diversidade da microbiota intestinal pode levar a intervenções direcionadas para a promoção da saúde, prevenção e gestão de doenças. Dieta, alimentos funcionais e transplante de microbiota intestinal são áreas que produziram algum sucesso terapêutico na modulação da microbiota intestinal e justificam investigações adicionais de seus efeitos em vários estados de doença.
Leia na íntegra:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24917977/
Brain-gut-microbe communication in health and disease
Front Physiol. 2011; 7(2):94
A sinalização bidirecional entre o trato gastrointestinal e o cérebro é regulada nos níveis neural, hormonal e imunológico. Essa construção é conhecida como eixo cérebro-intestino e é vital para manter a homeostase. A colonização bacteriana do intestino desempenha um papel importante no desenvolvimento pós-natal e na maturação dos sistemas imunológico e endócrino. Esses processos são os principais fatores que sustentam a sinalização do sistema nervoso central (SNC). Avanços de pesquisa recentes têm visto uma tremenda melhoria em nossa compreensão da escala, diversidade e importância do microbioma intestinal. Isso se refletiu na forma de uma nomenclatura revisada para o eixo mais inclusivo da microbiota cérebro-intestino-entérica e um esforço de pesquisa sustentado para estabelecer como a comunicação ao longo desse eixo contribui para as condições normais e patológicas. Esta revisão discute os componentes críticos desse eixo e os desafios metodológicos que foram apresentados nas tentativas de definir o que constitui uma microbiota normal e mapear seu desenvolvimento temporal. A evidência que apóia um papel da flora entérica nos distúrbios do eixo cérebro-intestino é explorada com o foco na relevância clínica da síndrome do intestino irritável, um distúrbio gastrointestinal funcional relacionado ao estresse. Apesar dos desafios consideráveis que temos pela frente, esta é uma área de pesquisa estimulante e destinada a permanecer o centro das atenções por algum tempo.
Leia na íntegra:
Vídeos
Para ativar as legendas em português (pt-br):
Clique no ícone de ferramenta ("Detalhes"), disposto na parte inferior do vídeo > "Legendas/CC" > "Inglês" > novamente clique em "Legendas/CC" > "Traduzir automaticamente" > procure e selecione o idioma desejado, no caso, "português".
05/08/2024
Produtos
Fórmula Infantil em pó, com 100% proteína extensamente hidrolisada do soro do leite, adicionada de exclusivos Prebióticos Danone Nutricia - 0,8g/100mL de scGOS/IcFOS (9:1). Contém DHA e ARA (LCPUFAs) e nucleotídeos.
Indicações: Alimentação de lactentes desde o nascimento até os 36 meses de vida, com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e sem quadro diarreico e/ou acometimento do trato gastrointestinal.
Faixa etária: lactentes e crianças de primeira infância, de 0 a 36 meses de vida.
Reconstituição: 1 colher-medida rasa (aproximadamente 4,5 g de pó) para cada 30 ml de água quente previamente fervida.
Apresentação/Rendimento: Lata: 800g ~ 59 porções de 100ml ~ 5926ml~4030kcal
Distribuição energética: 503kcal/100g
09/08/2024
Produtos
Fórmula pediátrica para nutrição enteral e oral com 100% aminoácidos livre. Alto teor de Ferro, Zinco, Vitaminas C, D e B12, Fonte de Cálcio. Isenta de proteína láctea, lactose, galactose, sacarose, frutose e glúten.
Indicações: Alergia alimentar (ao leite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas) - Crianças até 10 anos.
Apresentação: Lata 400 g.
Preparo na diluição (21,1%*): 1 colher-medida = aprox. 7,3g de pó. Cada colher medida requer aprox. 30mL de água para reconstituição na diluição padrão.
*Quantidade de pó em gramas por 100mL de produto preparado.
Rendimento: aprox. 19 porções de 100mL. Rendimento de 1 lata 1918mL/1918kcal.
10/08/2024
Produtos
Descrição: Mistura para preparo em consistência de colher para dietas com restrição de proteínas íntegras e hidrolisadas. À base de 100% aminoácidos livres. Sem aromatizantes, corantes artificiais e conservantes.
Indicações: Na introdução de alimentos sólidos para lactentes e crianças com alergias alimentares (ao leite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas) - A partir dos 6 meses.
Reconstituição: Para lactentes (6 a 12 meses), a porção sugerida é de 6 colheres-medida (27,6g) em 50 mL de água. Para crianças de 1 a 3 anos, a porção sugerida é de 8 colheres-medida (37g) em 60mL de água. A quantidade de água pode ser alterada para aumentar ou diminuir a consistência, conforme orientação de médico ou nutricionista.
Apresentação: Lata de 400g
Rendimento (em porções): 14 porções, utilizando 6 colheres-medida e 11 porções, utilizando 8 colheres-medida.
Lata de 400g: 1888kcal/ Aprox. 1089g (quantidade de mingau).
09/08/2024
Produtos
Fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e/ou crianças de primeira infância destinada a necessidades dietoterápicas específicas com restrição de lactose, à base de aminoácidos livres, nutricionalmente completa e isenta de proteína láctea, lactose, sacarose, frutose, galactose e ingredientes de origem animal. Com DHA + ARA, taurina e nucleotídeos. Não contém glúten. Não contém leite e produtos lácteos. Contém fenilalanina.
Indicações: Diagnóstico e Tratamento da sintomas graves da APLV. De 0 a 36 meses.
Diluição: Adicionar 1 colher-medida rasa de pó para cada 30ml de água quente previamente fervida. 1 colher-medida = aproximadamente 4,6g de pó.
Apresentação: Lata de 400g
Rendimento (em porções): 1971kcal/2898mL - Aprox. 29 porções de 100mL.
09/08/2024
Produtos
Descrição: Fórmula de aminoácidos livres. Fonte de vitaminas e minerais. Alto teor de cálcio, vitamina De ferro. Fórmula pediátrica para nutrição enteral e oral. Hipercalórica - 1,27 kcal/mL. Sabor Baunilha.
Indicações: Alergia alimentar (aoleite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas) - Crianças até 10 anos.
Preparo na diluição padrão (26,7%*): 1 colher-medida = aprox. 7,3 g de pó. Cada colher-medida requer aprox. 22 ml de água para reconstituição na diluição padrão. *Quantidade de pó em gramas por 100ml de produto preparado.
Apresentação: Lata de 400g
09/08/2024
Produtos
Descrição: Fórmula de aminoácidos livres. Fonte de vitaminas e minerais. Alto teor de cálcio, vitamina De ferro. Fórmula pediátrica para nutrição enteral e oral. Hipercalórica - 1,27 kcal/mL. Sabor Morango.
Indicações: Alergia alimentar (aoleite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas) - Crianças até 10 anos.
Preparo na diluição padrão (26,7%*): 1 colher-medida = aprox 7,3 g de pó. Cada colher-medida requer aprox. 22 mL de água para reconstituição na diluição padrão. *Quantidade de pó em gramas por 100ml de produto preparado.
Apresentação: Lata de 400g
09/08/2024
Produtos
Fórmula Infantil semi-elementar para lactentes e de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância. Alérgicos: contém derivados de peixe e de leite. Isento de sacarose. NÃO CONTÉM GLUTEN.
Indicação: Alimentação de lactentes com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e com quadro diarreico e/ou mal absorção.
Apresentação/ Rendimento: Lata de 400g – 3100 mL/ 2046 Kcal
15/02/2024
Produtos
Fórmula Infantil em pó, com 100% proteína extensamente hidrolisada do soro do leite, adicionada de exclusivos Prebióticos Danone Nutricia - 0,8g/100mL de scGOS/IcFOS (9:1). Contém DHA e ARA (LCPUFAs) e nucleotídeos.
Indicações: Alimentação de lactentes desde o nascimento até os 36 meses de vida, com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e sem quadro diarreico e/ou acometimento do trato gastrointestinal.
Faixa etária: lactentes e crianças de primeira infância, de O a 36 meses de vida.
Reconstituição: 1 colher-medida rasa (aproximadamente 4,5 g de pó) para cada 30 ml de água quente previamente fervida.
Apresentação/Rendimento: Lata: 400g ~ 29 porções de 100ml ~ 2963ml~2015kcal
Distribuição energética: 503kcal/100g
09/08/2024