Estudo Souvenir I

Favoritar

Artigo contextualizando sobre a eficácia de um composto nutricional especializado na doença de Alzheimer leve.

 

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um composto nutricional especializado sobre a função congnitiva de pacientes portadores da doença de Alzheimer leve. 

Métodos: Neste estudo multicêntrico, controlado, randomizado e duplo-cego, participaram 225 indivíduos que nunca tinham recebido tratamento medicamentoso. O grupo de intervenção recebeu o produto Souvenaid, já para o grupo controle foi oferecido um produto que não possuía constituintes do Fortasyn Connect, mas era isocalórico, semelhante em sabor e aparência, durante o período de 12 semanas.  Utilizaram-se como critérios primários de eficácia o recordatório verbal tardio da Escala de Memória Wechsler revisada e a Escala de 13 itens de Avaliação da Doença de Alzheimer, aplicados na 12ª semana. 

Resultados: Comprovou-se mehora significativa do recordatório verbal tardio avaliado pela Escala de Memória Wechsler no grupo de intervenção (p = 0,021), pacientes que receberam a intervenção apresentaram 40% de melhora na memória versus 24% dos que receberam a bebida controle. Não foi observada diferença pela Escala de Avaliação da Doença de Alzheimer, bem como para outros testes. O grupo controle permaneceu estável, sem recuperação nem deterioração. A adesão foi excelente (95%) e houve boa tolerância ao produto. 

Conclusão: Conclui-se que a suplementação com um composto nutricional especializado  durante 12 semanas propiciou recuperação da memória (recordatório verbal tardio) em pacientes com Doença de Alzheimer leve. 

SCHELTENS, P. et al. Efficacy of a medical food in mild Alzheimer’s disease: A randomized, controlled trial. Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, v. 6, n. 1, p. 1-10.e1, 1 jan. 2010.

 

Clique no botão ao lado para acessar o estudo completo.

27/11/2023



Produtos Relacionados

Mais conteúdos como esse

x