Benefícios de uma suplementação nutricional oral na cicatrização da lesão por pressão em residentes de casas de repouso. J Wound Care, 2008. 17(11): p. 476-480.

Favoritar

OBJETIVO 

Investigar os efeitos de uma terapia nutricional (TNO) especializada para cicatrização de lesões por pressão (LPP) em residentes de  casas de repouso. O suplemento nutricional oral (SNO) (Cubitan, Nutricia Advanced Medical Nutrition) era rico em energia e proteína, e enriquecido com arginina, zinco e antioxidantes. 

 

OBJETIVO 

Investigar os efeitos de uma TNO especializada na cicatrização de lesões por pressão em residentes casas de repouso, além do tratamento padrão. O suplemento nutricional oral (Cubitan, Nutricia Advanced Medical Nutrition) era rico em energia e proteína, e enriquecido com arginina, vitamina C e zinco. 

 

RESULTADOS 

A idade dos pacientes foi entre 82,2 e 10,1 anos, aproximadamente. Sessenta e sete pacientes (27%) tinham sido reviamente tratados com o SNO. A maioria das lesões por pressão estavam localizadas no sacro (54%) e no calcanhar (32%). O consumo médio de 200 ml de SNO foi de 2,3 ± 0,56 porções diárias, o que corresponde à 46 g de proteína, 6,9 g de arginina, 575 mg de vitamina C, 87 mg de vitamina E e 21 mg de zinco. Depois de nove semanas de suporte nutricional, a média da área da lesão de pressão diminuiu significativamente de 1580 ± 3743 mm2 para 743 ± 1809 mm2, o que representa uma redução de 53% (p <0,0001). O fechamento completo da ferida ocorreu após três e nove semanas em 7% e 20% das lesões por pressão, respectivamente. A quantidade de exsudação (avaliada subjetivamente) também diminuiu após suporte nutricional 

especializado (p <0,0001).

CONCLUSÃO 

Uma SNO (suplementação nutricional oral) de hiperproteico enriquecida com arginina, vitamina C, vitamina E e zinco, quando utilizada com o tratamento padrão para lesões por pressão, reduziu significativamente a média da área da lesão por pressão dos instituições/residentes de casas de repouso.



Produtos Relacionados

Mais conteúdos como esse

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x