Ensaio LipidiDiet I

Favoritar

O estudo contextualiza sobre a Intervenção de 24 meses com formulação específica com múltiplos nutrientes em pessoas com doença de Alzheimer prodrômica (LipiDiDiet).

Introdução: O estudo LipidiDiet investigou os efeitos do Fortasyn Connect sobre a cognição e medidas relacionadas na doença de Alzheimer prodrômica. 

Métodos: O estudo LipidiDiet foi um ensaio clínico, randomizado, controlado, duplo-cego e multicêntrico (11 centros na Finlândia, Alemanha, Holanda e Suécia), com duração de 24 meses. O estudo incluiu indivíduos com doença de Alzheimer prodrômica, definida de acordo com os critério do Grupo Internacional de Trabalho, na primeira versão (IWG-1). Os participantes foram randomizados, sendo que o grupo ativo (n = 153) recebia Souvenaid 1x/dia e o grupo controle (n = 158) um produto isocalórico. 

O desfecho primário foi a alteração no escore de uma bateria de testes neuropsicológicos (NTB). 

Resultados: A intervenção não teve efeito significativo sobre o desfecho primário de NTB. Contudo, o grupo de intervenção apresentou tendência positiva no declínio cognitivo. Observaram-se diferenças entre os grupos nos desfechos secundários de progressão da doença com medidas cognitivas e funcionais e na atrofia do hipocampo. Além de menor atrofia, foi possível observar que os pacientes do grupo  ativo passaram a realizar suas atividades diárias com menor grau de dificuldade, quando avaliados  pela escala CDR-SoB. 

 

Clique no botão ao lado para acessar o estudo completo.

27/11/2023



Produtos Relacionados

Mais conteúdos como esse

x