Tratamento clínico ideal de crianças recebendo terapias dietéticas para epilepsia: recomendações atualizadas do International Ketogenic Diet Study Group

Favoritar

A Dieta Cetogênica (DC) é consolidada como uma terapia não farmacológica eficaz no tratamento de pacientes infantis que não responderam ao uso de 2 ou mais medicamentos no tratamento da Epilepsia. Durante muitos anos, essa modalidade terapêutica foi implementada de formas diferentes ao redor do mundo, devido à falta de protocolos consistentes. Em 2009, foi elaborado um consenso, desenvolvido por especialistas membros dos principais centros de referência do mundo para direcionar o manejo de crianças em uso da DC na Epilepsia de difícil controle. Tópicos como: indicações de uso da DC , o aconselhamento e a avaliação do paciente pediátrico antes da introdução da DC, a escolha do tipo de dieta a ser implementada, a monitorização, suplementações necessárias, possíveis eventos adversos e a descontinuação da DC foram abordados.
Agora, uma década depois, os organizadores e autores da diretriz apresentaram uma versão revisada com autores adicionais, a fim de incluir novos estudos, especialmente em relação a outras modalidades do tratamento dietético, esclarecendo indicações de uso, efeitos colaterais durante o início e uso contínuo, valores recomendados para a suplementação e métodos de descontinuação da DC.

Produtos Relacionados

Mais conteúdos como esse

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x