Estudos que validam os benefícios do ácido palmítico na posição sn-2

Favoritar

Beta-palmitate - a natural component of human milk in supplemental milk formulas

Nutr J. 2016; 17(15):28

 

A composição e a função do leite humano são únicas e fornecem embasamento para o desenvolvimento de fórmulas infantis para bebês não amamentados. Embora o leite humano não seja totalmente substituível, as fórmulas infantis tentam imitar o leite humano e substituir parcialmente seus complexos efeitos biológicos positivos sobre os bebês. Além dos fatores imunomoduladores do leite humano, as pesquisas têm se concentrado na composição e estrutura da gordura do leite humano com alto teor de ácido β-palmítico (sn-2 ácido palmítico, β-palmitato). De acordo com os estudos disponíveis, o aumento do teor de β-palmitato adicionado às fórmulas lácteas promove várias funções fisiológicas benéficas. O β-palmitato influencia positivamente o metabolismo dos ácidos graxos, aumenta a absorção de cálcio, melhora a qualidade da matriz óssea e a consistência das fezes e tem um efeito positivo no desenvolvimento do microbioma intestinal.

Leia na íntegra: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26987690/

 

Stool fatty acid soaps, stool consistency and gastrointestinal tolerance in term infants fed infant formulas containing high sn-2 palmitate with or without oligofructose: a double-blind, randomized clinical trial
Nutr J. 2014; 13:105

Bebês alimentados com fórmula infantis costumam apresentar fezes mais endurecidas e concentrações maiores de sabões de ácido graxo em comparação com bebês amamentados. O uso de palmitato com alto teor de sn-2 ou oligofrutose prebiótica (GOS/FOS) na alimentação pode amolecer as fezes, reduzir os sabões fecais e diminuir a perda de cálcio fecal. Nós investigamos o efeito do palmitato sn-2 alto sozinho e em combinação com GOS/FOS em sabão de palmitato nas fezes, sabão total e concentrações de cálcio, consistência das fezes, tolerância gastrointestinal (GI), antropometria e hidratação em bebês . O aumento de sn-2 palmitato na fórmula infantil reduz os sabões de palmitato de fezes. Uma combinação de palmitato de alto sn-2 e OF reduz os sabões de palmitato nas fezes, sabonetes totais e cálcio, enquanto promove fezes mais macias.

Leia na íntegra: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25373935/

 

08/02/2024



Produtos Relacionados

Mais conteúdos como esse

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x